Banner aumento

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bandas Que Merecem Uma Ouvida 5 - MUSE

Por Marcio H.                           
                                                                     Este é meu Albúm
Estou neste momento a escutar “The Resistance”, o mais novo trabalho da banda Muse, álbum que ganhou o Grammy 2011. Mas e daí!??
Poderia ser uma banda que com seus dez ou quinze anos chegou a ganhar um prêmio num festival que vá lá, dá prêmios Justin Bieber!! Que diabos de validade teria um “Grammy”??
É como a minha decepção em saber que, em 2010, o Prêmio de Música Brasileira Multishow deu a digníssima banda Cine (?) o prêmio de melhor grupo de 2010. Leram isso!?? O melhor grupo de música brasileira, segundo o festival Multishow (que das empresas Globo) é a banda Cine! Bandas boas de verdade, como Teatro Mágico, nem foram indicadas em nenhuma das categorias! Que tipo de festival é esse!?
Eu pergunto que festival de respeito daria prêmios a Cine e não ao Teatro Mágico!? Não seria questão de gosto, mas de qualidade. Mais uma vez eu digo que nos colocam garganta abaixo as coisas sem que tenhamos opções! Por isso, usem mesmo a internet, pesquisem as bandas, as músicas boas! Não aceitem que qualquer Forrós, Justins, Katies, Ladies, Axés, etc entrem pelos seus ouvidos sem um mínimo de senso crítico!
Voltando ao Muse, pensei comigo, será mesmo este álbum tão bom pra ganhar o Grammy (não é lá um festival digno de total confiança de qualidade, visto que, são manipuladores midáticos, porém pode haver um e outro acerto, diferente das cartinhas marcadas nos nossos prêmios nacionais de música) de melhor álbum de rock de 2010!?
Bom, não posso me jogar numa armadilha, eu tenho o álbum anterior do Muse que é, definitivamente, um dos melhores álbuns de rock experimental que já ouvi.
“Black Holes and Revelations” foi uma primazia na mistura louca de guitarras com samplers, baixo com efeitos sound replace digitais, um belo álbum com singles que vão, de fato, à compreensão do que Muse significava em 2006: a promessa de melhor banda dos anos 2000.
Pra quem não sabe, críticos e músicos adoram montar a história do rock, como um amplo estudo antropológico de mudanças da sociedade dentro do reflexo da mesma no sentido da música. Estes “estudos” levam em conta a trilha sonora da época, os maiores ícones de cada década, etc. Aliás, estes estudos são feitos, também, através de consulta pública.
Desde a criação do rock temos uma lista com as décadas e os maiores nomes:
Década de 50: Década do rockabilly e de, inevitavelmente, Elvis Presley;
Década de 60: Beatles, absoluto! Dando as costas ao bom mocismo e mostrando uma pseudo rebeldia regada à muito LSD!
Década de 70: Led Zepellin! Em meio ao psicodélicas bandas progressivas e a chegada do punk, um Hard Rock potente, marcante e envolvente!
Década de 80: U2 mostra que rock é, originalmente, atitude! Com letras ora politizadas ora românticas, conquistou uma legião de fãs por todo mundo. Tudo regado aos riffs de guitarra marcantes de The Edge!
Década de 90: Nirvana mostra que o hair metal (tomou conta dos anos 80) não é um estilo que se preze e mostra ao mundo a raiva de uma geração sem heróis, sem ideologias, sem lutas, uma indignação transformada em acordes e grooves poderosos.
Década 00: Bom, estamos em 2011... e até agora não se sabe ao certo qual seria a banda marca dessa da década JÁ passada.

Mas é importante ressaltar que bandas, ícones do metal progressivo como Dream Theater, inspiram parte de sua criações em bandas como Coldplay e Muse. Isso dito por eles mesmos!!!
E pra quem vê, no mínimo, um Jornal da Globo no fim da noite ou o Leitura Dinâmica, na RedeTV, sabe que o U2 veio ao Brasil, na turnê 360º, com uma banda de abertura. Que banda é essa!???
MUSE!!!
O interessante é perceber isso: ícones do rock clássico, bom e mastigável como U2 gostam do som do Muse.
Ícones do rock progressivo mundial, uma banda que possui uma das melhores reuniões de músicos altamente técnicos como Dream Theater, se inspiram, em parte, no som Muse.
Eu que escrevo esta resenha, me inspirei no..... Muse!!
Pra acabar com essa grande introdução, devo lhes apresentar por que este grupo ganhou com reconhecimento mundial com o álbum “Black Holes and Revelations” e o Grammy de Melhor Álbum de Rock de 2011 com “The Resistance”.

De antemão, poucas bandas conseguem fazer com competência a fusão de ritmos. Por exemplo: quem aí lembra de “Os Virgulóides”!? Uma banda dos anos 90, na qual o maior sucesso era o single “É É É SERÁ QUE O BAGULHO É DE QUEM TÁ DE PÉÉ” lembraram!?? Pois é, embora eu goste dessa música infame, onde eles misturaram rock com samba, não podemos dizer que ficou A FUSÃO perfeita entre os estilos. Quer uma comparação boa em relação a isso!? Los Hermanos. Pronto..eles conseguiram juntar rock com samba de maneira eficiente. Outra mistura bem feita!?? Quem diria que maracatu e afoxé rock (hardocore)!? Sim, existe e sabe o que é!? O ótimo movimento do MANGUEBEAT pernambucano, cujo maior expoente é a Nação Zumbi, liderados por Chico Science!! Na década de 90 foi inovador a fusão que Chico Science criou!!
Podemos até dizer que os caras que tem a manha de “juntar” estilos musicais são gênios de tão complicado e sutil que deve ser.
Muse fez isso muito bem juntando eletrônico com rock altamente audível.
Não à toa há tempos eles têm sido reconhecidos como uma das melhores bandas dos últimos anos, escute essa música, que por sinal é ótima, muito bem bolada, simples mas inteligente, vc vai se lembrar dela:
E quem vai me dizer que não se lembra desta, também do álbum The Black Holes And Revelations, impossível não mexer um milímetro do corpo neste balanço contagiante:
E eu, na minha humilde condição de observador e ouvinte musical, pensei que eles não fariam um álbum melhor que The Black Holes...  mesmo porque, na história da música, dificilmente um artista consegue repetir bons resultados no álbum posterior a um clássico. Mas toda regra tem exceção (talvez essa seja a única regra sem exceção!!)! Neste álbum realmente ele conseguem mostrar que sabem o que fazem, e o fazem bem, demais!!!
A começar pela capa que é simplesmente linda! Um túnel, que mais parece um círculo cromático, em direção à Terra! Olha, uma dica: se a capa do álbum é bonita, criativa e instigante, é quase certo que o álbum é bom! Pois só quem gasta tempo na confecção de uma boa capa terá, também, bom gosto nas criações musicais!!!




The Resistance tem ótimas músicas, não à toa ganhou destaque, vejam a criatividade deste clipe e dessa música:
Não há muito o que dizer sobre a técnica dos caras, mesmo porque, cansei! Este post ficou grande, acabei falando de muitas coisas num único assunto!!!
Um trio de guitarra, bateria e baixo, com um som absurdo de bom, como diria Liam Gallagher, ex-Oasis, que disse ter medo do Muse, declarando que a musica deles é “uma merda assustadora”.
De qualquer forma, MUSE é, sem sombra de dúvida, uma banda que merece ser ouvida!!!
Marcio H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário