Banner aumento

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Império do Ibope Sagrado contra o Reino da Mídia Dominante. Parte II Por Marcio H.

No post anterior falei bastante sobre tv. Mas me desanima ainda mais falar em música no Brasil. Como músico, sinto-me lesado. Como ouvinte, sinto-me subestimado.
São pouquíssimas as emissoras de rádio dignas de audição. Graças ao sistema lesado que controla a mídia. O famoso "JABÁ" toma conta de tudo. E os desavisados são levados pela correnteza maldita de músicas com pouca qualidade instrumental, pouca qualidade de letra. Essa mídia, através do "JABÁ", patrocinam partes de vidas, momentos sagrados, momentos marcantes das pessoas, com trilha sonora podre. 
E isso não é culpa das bandas. Pra quem não sabe, explicarei : sabe aquele "artista" que vai no Domingão do Faustão, mostrar seu mais novo sucesso?? A banda que vai no programa do "Melhor do Brasil", no programa da Eliana, enfim, nesses programas de televisão!? Pois é, eles aparecem lá não por que sua música é boa, mas sim, por que é feito um acordo prévio da emissora de tv com a gravadora ou com os empresários a fim de promover esse ou aquele artista, aquela ou essa música. 
Ou seja, não sei se perceberam, mas não há democracia na música desse país, não nos veículos de comunicação em massa. E esse "JABÁ" acontece não só na tv, acontece, claro, nas rádios, que tocam sempre os mesmos artistas, impulsionam sempre outros de determinado estilo. Tudo em nome de vendas de produtos, downloads feitos, em nome do merchadising. Existem umas rádios que nem mentem a intenção. Transamérica, Jovem Pan, e tantas outras, criam, impulsionam, com a ajuda de empresas este e aquele artista.
Perceba que o mainstream brasileiro hoje é feito somente de músicas estranhas de "axé", sertanejo "universitário", e uma e outra música de pagode. E, representando os "rebeldes roqueiros" estão grupos estranhamente aceitos (por uma carência adolescente inexplicável!) como Restart, Cine, Fresno, etc. 
E é isso que domina as rádios. Não há abertura para as bandas de qualidade que, infelizmente, não aparecem. 
Essas bandas boas são chamadas de "independentes", pois bastam a si mesmas e da boa vontade de poucos empresários para fazer música de qualidade. Embora haja essa ditadura nas rádios existe aí, novamente falando, a internet pra nos salvar. E graças a ela, conhecemos bandas e músicos de qualidade. 
NÃO ESPERE VER BANDAS DE QUALIDADE EM PROGRAMAS DE TELEVISÃO, NEM NAS RÁDIOS "JABAZEIRAS" QUE CITEI!!! Não por enquanto. 
Mas é graças a net que conhecemos (sim, é pra que vocês procurem!!!) bandas como O Teatro Mágico, Mombojó, Cidadão Quem, Acústicos e Valvulados, Pata de Elefante, etc. E pra quem gosta só de ouvir essa babozeira de Lady Gaga, Rihanna, Beyoncé, Kate Perry (ok, elas são bonitas e tem sim talento, mas não existem só elas! Fora isso acho a Lady Gaga uma cópia mal feita da Madonna) existe bandas internacionais que são dignas de audição fora da grande mídia como Muse, Porcupine Tree, Arcade Fire, A Perfect Circle, etc. 
Nada contra o pop. Mas sim, contra a alienação. O pop não deve ser burro. Não devemos aceitar o que nos é jogado através dos olhos e dos ouvidos, como o absolutamente verdadeiro e bom. Pois não é!!! Vamos procurar, vamos garimpar, vamos usar a internet pra colocar em prática o poder da democracia que nos é dado. 
Aceitar o que o diretor do Faustão quer que você escute ou o que a Transamérica (e similares) quer que você escute é, no mínimo, sinônimo de falta de personalidade. 
O Lobão disse que nossa camada artística mais evidente é a pior dos últimos 30 anos. E concordo com ele. Na década de 70 se ouvia Mutantes e Casa das Máquinas, Led Zepellin, Pink Floyd e Bee Gees. Na década de 80 ouvia-se Cazuza, Legião Urbana, Heróis da Resistência, Guns`n`Roses e Dire Straits. Nos anos 90 ouvia-se Nirvana, REM, Pearl Jam, Cássia Eller (na melhor fase!), Chico Science & Nação Zumbi, etc.
E hoje!? E hoje!?
..................................................................
O que é Parangolé, Restart, Rihanna, Aviões do Forró, Michel Teló (o que ele canta?! " Dar uma fugidinha" ou "dar uma fudidinha", que que é isso!?), Banda Cine, Calcinha Preta, etc perto dos gigantes que antes citei???
ahh!!! Para os pagodeiros de plantão não ficarem chateados, eu digo, que me rotulo amante de música boa e não roqueiro. Na década de 90 até o pagode era melhor. Tínhamos Só Pra Contrariar (na melhor fase!), Raça Negra, Molejo, etc...e hoje!? Pixote???? Jeito Moleque!???
...
Peço a vocês que deem uma olhada nos vídeos que estamos postando, ABRAM  suas mentes, sei que é repetitivo, mas não deixem que essa mídia idiota tomem conta da trilha sonora da vida de vocês, do momento de vocês...
postarei semanalmente bandas boas de serem ouvidas e, claro, não só bandas de rock, mas artistas que merecem ser ouvidos!!!

Marcio H.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário