Banner aumento

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Gente que muda por coisa nenhuma.

Por Marcio H  e Jean P.

Tenho um amigo que o considero um vitorioso no quesito profissão. No contexto que ele se propôs chegar, eu o considero um vencedor.
O cara estudou, levou tempo sobre os livros, sobre a matemática, física, química, literatura e outras coisas e no fim de sua jornada nem sempre alegre, ele venceu!
Passou no concurso que objetivou e hoje está pelo Brasil , trabalhando e correndo atrás de mais objetivos. O interessante é que mesmo com tudo mudado nas nossas vidas, são raros os dias que não trocamos ideia e compartilhamos coisas.

Outrora tive um amigo, que se graduou numa disciplina que julgamos importante socialmente e esse amigo após terminar o curso de 5 anos, passou outro período estudando para um concurso. Ele passou e nunca mais nos falamos , como nos falávamos antes. Ele mudou a forma como se comportava, ficou seco, meio altivo, estranho. Esbarrei com ele num restaurante uns tempos atrás e a frieza com que ele conversou comigo , me deixou assim, pensando o que havia mudado no cara. Saí rindo sem entender o que aquela rapaz tinha passado pra se tornar alguém assim, tão seco!

O que esses dois caras tem de igual, além de serem apenas homens é que éramos todos amigos , crescemos todos juntos mas algo dentro de um fez o sentido mudar após suas "conquistas".

O que quero falar neste post é algo que ando pensando já tem uns meses; pessoas que mudam por coisa nenhuma!
Conheço pessoas que vivem numa boa com você, compartilham coisas com você, e até fazem declarações de amizade e amor muito bonitas, mas são pessoas rasas que quando se empreendem em algo que julgam importante, ou se envolvem com outras pessoas, se deslumbram de tal maneira que não percebem a frieza que começam a tratar seus pares.

O nome que se dá a isso é o "efeito estrela", ou "efeito se acha". O pior é que o autor desse efeito não percebe a própria anomalia. Acreditamos sim, claro e evidente, que devemos comemorar e nos orgulhar das conquistas, devemos nos sentir bem, completos e preparados, devemos nos sentir merecidamente reconhecidos por todos pelo prêmio de vida almejado, seja a aprovação em algum concurso, algum emprego ou qualquer outra coisa que nos remete à vitória. 
Claro que sim.

Só que efeito estrela/se acha faz com que pessoas fiquem deslumbradas. Deslumbramento!??? O que é isso!??
Deslumbramento (segundo dicionário Aurélio):  Ofuscação momentânea da vista causada por muita luz. Maravilha; fascinação; encanto.

Ou seja, as pessoas ficam deslumbradas com as próprias conquistas e acabam misturando a auto fascinação com arrogância. Arrogância!??? O que é isso!??

Arrogância (segundo dicionário on line Brasilescola): Atitude altaneira; altivez; orgulho; insolência.

Além de fazer mal às relações e o afastamento gradual daquilo que você foi, essa falta grave pode trazer resultados estranhos. E como o cara que faz musculação...
 Já perceberam que todos nós conhecemos aquele cara, magro, magrinho sabe? sem músculo?
Num ato brilhante de auto reconhecimento da magreza córporea e reflexo de atitude ele começa a malhar, começa a fazer academia quase todos os dias ou todos os dias. Pois bem, passa-se um mês, dois meses...    ele começa a "pegar" corpo. Três meses, com a ajuda de suplementos alimentares, aquele ser magro já não é mais tão magro e ele "pega" corpo, mas acontece algo que todos nós conhecemos; o cara magrelo, deixa de ser magrelo pra se tornar uma pirâmide invertida!

Aquele cara fica bem desenvolvido em cima, mas as pernas ficam sequinhas. Percebemos desenvolvimento muscular nos deltoides, trapézios, peitoral, bíceps, tríceps, abdomem... mas, quadríceps, pantourrilha, anterior da coxa, enfim, os membros inferiores; nada de desenvolvimento! Claro, todos nós sabemos que os membros superiores desenvolvem-se muito mais rápido que os inferiores, e aí, acontece o deslumbramento.

A pessoa, ao se ver no espelho e vê a transformação se deslumbra consigo mesma...neste deslumbramento esquece-se de que é necessário trabalhar os membros inferiores. Acabam trabalhando só peito, braço, costas e deixam o treinamento das pernas de lado, o que é deslumbramento pra ele, para nós, se transforma em pirâmide invertida. É mais ou menos o resultado do efeito estrela... 

Essas são pessoas, do tipo rasas, piramides invertidas, não tem noção do que é real em si mesmas e vivem buscando coisas além de si para se sentirem especiais. Claro que devemos buscar coisas além de nós mesmos, mas essa busca deve ser no máximo para aprendizado pessoal e melhoramento de tudo que chamamos de "nosso". É verdade, as coisas mudam, as pessoas se separam, os coleguismos terminam, os tempos nos obrigam a ver coisas de outra forma , a gente se altera, o tempo  nos altera, vem casamento, filho, emprego novo, relações afetivas novas. Mas..quando você é alguém " não raso" você permanece fiel ao principio de que você é apenas mais um ser humano desprovido de poderes especiais.

Não é todo mundo que entende isso que estou expondo. Aliás, pessoas rasas não vão entender isso, ou tão cedo ou nunca...

Em síntese, tem gente que não sabe lidar com elogio, com coisa nova, com sucesso; que seja na compra de um carro, que seja na conquista de um emprego, que seja numa roupa nova, que seja numa formatura, que seja numa casa própria, volto a dizer: Tem gente que não sabe lidar com essas coisas de forma nenhuma.
Essas pessoas se deslumbram e se deixam levar pelos "sonhos" de serem reconhecidas ou queridas.. lutam pra serem benquistas, especiais, importantes para alguém. Mas a real é que essas pessoas são totalmente carentes de afirmação social, afirmação intelectual e afetiva e isso é porque morrem de medo de serem desprezadas ou não fazerem parte de algo. Sinceramente já me incomodei muito com isso, hoje só tenho uma certa dó de quem ainda não se entendeu como pessoa e vive nessa busca inútil, sem sentido.

Por fim, tenho a dizer: Busquem ser sinceros , busquem ter essência boa. Busquem valorizar o que realmente é valorizavel. Se você é carente, assuma isso , se você se acha inferior e vive em busca de um patamar pra se afirmar, pare , olhe , escute... a busca está errada. Não queira ser uma pessoa rasa pra sempre. Se permita vencer e conquistar  tendo em mente a meta de manter sua sanidade no sentido de que você continua sendo humano , fraco e passageiro como o resto da população mundial. Sim; lutar , crescer, melhorar de vida, ganhar bem, viajar,  amar, dirigir, ir e voltar , conquistar e vencer são coisas importantes, mas que isso não lhe faça ser só mais um pedaço de carbono falante e raso.
Se cuida !!!!

Marcio H. e Jean P

Nenhum comentário:

Postar um comentário